Planejando o casamento

Que declaração o seu bolo de casamento deve fazer?

Uma das dúvidas que nos toma a atenção durante a preparação é: O que devemos servir para a sobremesa no nosso casamento? Para alguns escritores de culinária, responder seria fácil: um bolo chiffon de oito camadas com coalhada de limão, creme Chantilly e com cobertura de ganache, ou algo assim. Eu sei que uma sobremesa de casamento não é […]

Uma das dúvidas que nos toma a atenção durante a preparação é: O que devemos servir para a sobremesa no nosso casamento? Para alguns escritores de culinária, responder seria fácil: um bolo chiffon de oito camadas com coalhada de limão, creme Chantilly e com cobertura de ganache, ou algo assim.

Eu sei que uma sobremesa de casamento não é apenas uma sobremesa. É uma afirmação! Uma proeminente planejadora de casamentos, está convencida de que “representa a história de amor de um casal”. O corte do bolo é o suporte para a promessa “eu faço”.

Para mais idéias, recorro a essas grandes testemunhas da cultura contemporânea da moda, e descubro que alguns bolos de casamento hoje são grandes quantidades de merengues. Outros são de Oreos. Uma publicitária de alimentos me leva até os “bolos nus”.

Eu poderia ser pedante e ressaltar que, no inglês britânico, sobremesa significa “uma porção de frutas frescas após o prato principal de uma refeição”. Por que não lindas tigelas de ameixas verdes e transparentes? Ou que tal um daqueles “bolos de queijo” recentes que são apenas grandes quantidades de queijo, começando com o irresistível Cheddar e terminando com um Brie de Meux em forma de coração, com sua afirmação implícita de que nada diz “Eu te amo para sempre” como queijo fedido?

A várias ideias e acho que uma sobremesa de casamento é algo que todos deveriam escolher para si, algo que tivesse uma profunda identidade com os noivos.

Veja também!  O jardim escondido