HOMENS, HOMENS, HOMENS…
Há sempre muito a se falar sobre “eles” , por isso mais um post!
Como todo casamento a noiva é realmente a Rainha, o noivo então, com certeza, é o Rei…
O que diferencia um rei de um simples plebeu é a vestimenta, que deve ter corte impecável e, principalmente estar adequada ao estilo do evento, ao horário e ao vestido da noiva.
A grande maioria das pessoas sempre ficam em dúvida em qual estilo de roupa o noivo deve usar. Sem contar que muitas vezes até desconhecemos as roupas masculinas usados no grande dia pelos “noivinhos”. Ouvimos falar de fraque, smoking , casaca, mas o que será cada um destes ? Qual se encaixa melhor ao meu casamento ?
Para não haver dúvidas e fazer bonito, nós vamos explicar um pouquinho sobre os mais pedidos.
FRAQUE:
O fraque é composto por calça cinza riscada em preto, camisa branca com colarinho rígido, colete cinza claro, gravata cinza-prateada e paletó preto mais curto na frente com pontas alongadas atrás. Por ser um traje muito elegante, o seu uso é recomendado para casamentos mais formais que ocorram entre o final da tarde e a noite.
Alguns cuidados para quem usa fraque:
–> A primeira regra é: Se você vai dispensar convidados na porta da Igreja, não dá pra casar de fraque. A segunda regra é quase o oposto à primeira: ou seja, usar fraque pede casamento bem tradicional.
–> Ser um noivo elegante, pode ser muito fácil. como um pouco de tradição não faz mal a ninguém, vá de fraque completo cinza (aquele com o paletó mais comprido), calça riscada e colete liso cinza-claro com gravata prata.
–> Embora o fraque de origem inglesa, seja um traje diurno na Europa, aqui vai muito bem para casamentos noturnos – mesmo à revelia de alguns tradicionalistas.
–> O cravo branco na lapela ainda é a opção mais clássica e vai te deixar um noivo irretocável.
–> Fuja da gravata plastron (parece um guardanapão amassado e estampado) se você não quiser que aquela pércia te deixe com a cara de Rodolfo Valentino. Na loja de aluguel eles certamente tentarão te empurrar uma, então, fique esperto.
–> A gravata correta é a jacquard (texturizada). Evite listras ou microdesenhos.
–> Os sapatos de verniz caíram em desuso, mas estariam corretos se a moda voltasse. Por enquanto, prefira os de couro liso
–> Se for usar suspensórios, não use cintos.
–> Meias brancas não devem participar de casamentos. Escolha um par com tom próximo ao da calça ou do sapato.
Siga estas dicas e não decepcione a sua futura rainha.
MEIO FRAQUE:
O meio-fraque, que é idêntico ao fraque, exceto pelo paletó que possui o corte tradicional.
CASACA:
Paletó preto ( mais tradicional), curto na frente com longa calda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e tecido. Pode-se usar a casaca com colete e plastron (gravata de cetim ou seda amarrada como se fosse um lenço, com um alfinete-jóia presa no meio do laço), ou faixa e borboleta.
SMOKING:
O “TUXEDO” é um traje de cerimônia masculino, chamado no Brasil de “SMOKING” ” ou “black tie”.
O smoking é composto com um paletó preto de gola xale ou em bico com detalhes em cetim preto. Pode ser clássico com 1 botão e gola de bico ou o moderno modelo de 3 botões com gola social. Já está despontando o modelo de 4 botões, conhecido como Smoking Europa. Gola xale, nem pensar. A camisa deve ser a rigor plissada e a gola pode ser social o do tipo “vovô” (mais usada). A gravata recomendada é a borboleta e a faixa deve ser sempre na cor da mesma.
É um traje de gala, o mais requintado e sofisticado dos looks. Não dá para inventar sob risco de cometer um erro fatal.
Embora seja um traje de gala e para festas noturnas, não costuma ser muito utilizado no Brasil, devido a ser um traje usado pelos garçons em eventos mais requintados.
O que deve-se prestar atenção na hora de provar um terno?
Os ombros do paletó nunca devem ser maiores que os próprios ombros. O punho da manga da camisa deve aparecer em 1cm para fora do paletó. A gola do paletó deve ficar bem alinha com a gola da camisa, nunca sobrando. O paletó não deve ter enrugado nas costas. De forma geral, a roupa deve ser perfeitamente alinhada com o tamanho do corpo do cliente, nunca sobrando. A barra da calça costuma ficar 1cm do chão, com sapato.